Mito da Beleza


Aproveitando a notícia que a empresa Victoria Secrets está mudando o perfil de modelos das “Angels” para mulheres com aparecias estéticas mais diversificada (claro que eu ameiiii!) trouxe para vocês um pouco desse artigo que traz reflexões super importantes!

⁣⁣⁣

Nas últimas décadas as mulheres conquistaram muita liberdade: o direito à propriedade privada, voto, trabalho e direitos reprodutivos. Porém atualmente existe uma nova forma de controle: o “mito da beleza”, onde o corpo é o novo alvo do dispositivo de domínio social.

⁣⁣⁣

Esse controle é fruto de características sociais que levam a uma busca por padrão de beleza único e inatingível. ⁣⁣⁣

Para isso criou-se a ideia do “corpo maleável”, onde os corpos são capazes de serem alterados a partir de procedimentos estéticos, alimentação restritiva, medicamentos para emagrecimento (sem indicação medica) e exercícios físicos exagerados.

⁣⁣⁣

E infelizmente essas práticas são comumente incentivadas pela sociedade e mídias sociais e fomenta culpa nas mulheres e necessidade de atingir esse padrão para serem aceitas socialmente.

⁣⁣⁣

Infelizmente esse ideal é inatingível, visto que existem diferenças genéticas, sociais e culturais e um mercado alimentício industrializado pleno de comidas hiper palatáveis e hipercalóricas.

E, é claro, esse mercado de insatisfação corporal eterna é extremamente lucrativo, criando assim um ciclo vicioso com muita culpa, distúrbios e procedimentos estéticos.

⁣⁣⁣

A longo prazo esses comportamentos disfuncionais podem levar a transtornos alimentares. Estes apresentam a maior taxa de mortalidade, entre os demais transtornos mentais. ⁣⁣⁣

⁣⁣⁣

#dranutri#nutricionista #nutri #nutricao#nutrição #nutricaoporamor#nutricaoesaude#nutricaovicosa #transtornosalimentares #feminismo #mitodabeleza

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo